Antigos Combatentes

Serviços de Apoio

Balcão único da defesa (BUD)
Através do BUD é disponibilizada toda a informação relevante de apoio aos Antigos Combatentes e seus familiares, além de permitir a apresentação de pedidos de informação específica ou de exposições sobre os benefícios a que tenham direito.
Unidade técnica para os antigos combatentes (UTAC).
A UTAC tem competência para coordenar e monitorizar, a nível interministerial, a implementação do Estatuto do Antigo Combatente (EAC). A UTAC apresenta à tutela relatórios semestrais de monitorização e implementação do EAC e também recomendações úteis para a execução das medidas de apoio destinadas aos AC.
Rede Nacional de Apoio (RNA)
É garantida aos antigos combatentes, através da rede nacional de apoio identificada pela DGRDN, a informação, identificação e encaminhamento dos casos de patologias resultantes da exposição a fatores traumáticos de stress durante o serviço militar e a necessária prestação de serviços de apoio médico, psicológico e social.
Centro de Recursos de Stress em Contexto Militar (CRSCM)
O CRSCM tem como missão recolher, organizar, produzir e divulgar conhecimento disperso sobre a temática do stress pós -traumático de guerra em contexto militar.
Plano de Ação para Apoio aos Deficientes Militares (PADM))
O plano de ação para apoio aos deficientes militares (PADM) constitui uma plataforma de mediação entre os deficientes militares e as estruturas de apoio, promove a mobilização articulada dos recursos existentes no âmbito militar e da comunidade, por forma a apoiar a saúde, a qualidade de vida, a autonomia e o envelhecimento bem -sucedido dos deficientes militares, prevenindo a sua dependência, precariedade, isolamento e exclusão social.
Plano de Apoio Social aos Antigos Combatentes em Situação de Sem-Abrigo (PASACSSA)
Este Plano destina-se a apoiar os Antigos Combatentes em situação de sem-abrigo, devidamente assinalados, assegurando que estes auferem os apoios devidos na área da Defesa Nacional, encaminhando-os para as estruturas oficiais de apoio existentes, nomeadamente a Segurança Social e a União de Misericórdias Portuguesas, em articulação com a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN).